CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2010
PLANEJAMENTOS
FORMADOR: Prof. Antonio Valdenir Rabelo de Araújo CRONOGRAMA:
2ª Oficina
IDENTIFICAÇÃO: TP1 UNIDADES 3 e 4.
OBJETIVOS
Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua
Conceituar texto;
Indicar as razões do estudo prioritário do texto no ensino/aprendizagem de línguas;
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
Unidade 4: A intertextualidade
Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
Identificar os vários tipos de intertextualidade;
Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
PROCEDIMENTOS
MANHÃ (2ª Oficina)
Apresentação:
• Apresentação e discussão dos conteúdos das unidades 3 e 4 do TP1 – Língua Portuguesa. (PowerPoint)
• Apresentação do vídeo: Eu etiqueta – discussão;
• Realização das atividades do avançando na prática;
TARDE (2ª Oficina)
Apresentações:
• Relato oral da atividade (Avançando na prática) e entrega dos relatórios escritos.
• Trabalho em grupos de dois para construção de um plano de atividade a partir do texto: A língua (Fábula da tradição judaica. In Fábulas...em Cartão Postal. Belo Horizonte: Autêntica. s/d.).
• Avaliação da Oficina
• Apresentação do próximo TP – Língua Portuguesa
• Apresentação do vídeo: Titãs (epitáfio).
LEITURA COMPARTILHADA
• Tipos de texto (PowerPoint);
• Conceitos de leitura
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Cola, tesoura, aparelho de som, data-show, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT
Resumo esquemático do Guia Geral.
Síntese dos conteúdos das unidades 3 e 4
ÁUDIO VISUAL
Exibição de vídeos/ músicas (DVD):
• Vídeo: Eu, etiqueta;
• Vídeo: Titãs (epitáfio).
sexta-feira, 19 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário