domingo, 11 de abril de 2010

Ofinia 4 - TP2 Língua Portuguesa

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2010

PLANEJAMENTOS
FORMADOR: Prof. Antonio Valdenir Rabelo de Araújo CRONOGRAMA:

4ª Oficina

IDENTIFICAÇÃO: TP2 UNIDADES 7 e 8.

OBJETIVOS

Unidade 7: A arte: Formas e funções

 Identificar a arte na vida cotidiana;

 Indicar formas e características da arte;

 Indicar as funções da arte

Unidade 8: Linguagem figurada

 Identificar figuras na linguagem cotidiana;

 Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;

 Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.

PROCEDIMENTOS:
MANHÃ (4ª Oficina))

Apresentação:

PARTE I

• Apresentação e discussão dos conteúdos das unidades 7 e 8 do TP2 – Língua Portuguesa. (PowerPoint)

• Apresentação do vídeo: Como Estrelas na terra – todas as crianças são especiais – discussão;

PARTE II

• Relato de experiência.


TARDE (4ª Oficina)

Apresentações:

PARTE III

• Proposta de atividade com textos – Interpretação da charge (desenho humorístico) de Quino, identificando as figuras de linguagem presentes.

• Atividade de produção de texto – Confecção de um bilhete ou cartão, dirigido ao patrão comentando sua atitude.

PARTE IV

• Avaliação da Oficina

PARTE V

• Apresentação das próximas unidades TP3 – Língua Portuguesa

• Apresentação da mensagem: “Aquarela”.

LEITURA COMPARTILHADA:
 • Preconceito Lingüístico (Carlos Bagno)

MATERIAIS PARA AS OFICINAS:
 Cola, tesoura, aparelho de som, data-show, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.

SLIDES - POWERPOINT:
 Síntese dos conteúdos das unidades 7 e 8

ÁUDIO VISUAL:
 Exibição de vídeos/ músicas (DVD):

• Vídeo: Como estrelas na terra todas as crianças são especiais.

• Vídeo: “Aquarela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário