CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2010
PLANEJAMENTOS
FORMADOR: Prof. Antonio Valdenir Rabelo de Araújo CRONOGRAMA:
4ª Oficina
IDENTIFICAÇÃO: TP2 UNIDADES 7 e 8.
OBJETIVOS
Unidade 7: A arte: Formas e funções
Identificar a arte na vida cotidiana;
Indicar formas e características da arte;
Indicar as funções da arte
Unidade 8: Linguagem figurada
Identificar figuras na linguagem cotidiana;
Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto.
PROCEDIMENTOS:
MANHÃ (4ª Oficina))
Apresentação:
PARTE I
• Apresentação e discussão dos conteúdos das unidades 7 e 8 do TP2 – Língua Portuguesa. (PowerPoint)
• Apresentação do vídeo: Como Estrelas na terra – todas as crianças são especiais – discussão;
PARTE II
• Relato de experiência.
TARDE (4ª Oficina)
Apresentações:
PARTE III
• Proposta de atividade com textos – Interpretação da charge (desenho humorístico) de Quino, identificando as figuras de linguagem presentes.
• Atividade de produção de texto – Confecção de um bilhete ou cartão, dirigido ao patrão comentando sua atitude.
PARTE IV
• Avaliação da Oficina
PARTE V
• Apresentação das próximas unidades TP3 – Língua Portuguesa
• Apresentação da mensagem: “Aquarela”.
LEITURA COMPARTILHADA:
• Preconceito Lingüístico (Carlos Bagno)
MATERIAIS PARA AS OFICINAS:
Cola, tesoura, aparelho de som, data-show, tela para projeção, clipe, papel pardo, pincéis atômicos, barbante, folhas de papel A4.
SLIDES - POWERPOINT:
Síntese dos conteúdos das unidades 7 e 8
ÁUDIO VISUAL:
Exibição de vídeos/ músicas (DVD):
• Vídeo: Como estrelas na terra todas as crianças são especiais.
• Vídeo: “Aquarela”.
domingo, 11 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário